Orientador: Paulo Renato Silva de Carvalho
Discente: João Vitor Alves Oliveira
Modalidade do Curso: Licenciatura
Comissão julgadora:
1 - Paulo Renato Silva de Carvalho (Presidente)
2 - Helder Alexander Santos e Costa (Membro)
3 - Jorgivan Morais Dias (Membro)
4 - Ramon Sampaio Ferreira (Suplente)
Resumo da monografia:
O presente trabalho tem como objetivo investigar a quantização da massa do campo escalar através do formalismo das integrais de caminho de Feynman, um método fundamental na Teoria Quântica de Campos. Inicialmente, analisa-se a Teoria Clássica de Campos, introduzindo conceitos fundamentais como o princípio da mínima ação, as equações de Euler-Lagrange e o campo de Klein-Gordon. Em seguida, discutem-se os princípios da Teoria Quântica de Campos e apresenta-se a técnica de quantização por integrais de caminho de Feynman, tanto para a Mecânica Quântica não relativística quanto para campos quânticos relativísticos, demonstrando como a soma das trajetórias possíveis de um sistema fornece uma ferramenta poderosa para calcular amplitudes de transição. Uma teoria autointeragente, λϕ4 , foi utilizada como um modelo de teste, permitindo o cálculo da correção em 1 loop da massa do campo escalar. A abordagem de Feynman simplifica muitos cálculos complexos e permite uma melhor compreensão das simetrias e das leis de conservação na Teoria de Campos. Os métodos apresentados neste trabalho são fundamentais em diversas áreas da Física Teórica, tais como a Física de Partículas e a Teoria Quântica de Campos em espaços-tempos curvos.
Palavras-chave: Teoria Clássica de Campos. Teoria Quântica de Campos. Campo Escalar. Integrais de Caminho.
Monografia em PDF (Aguardando envio)
Orientador: Daniel Roger Bezerra Amorim
Discente: Pedro Daniel Baratta Monteiro Sousa
Modalidade do Curso: Bacharelado
Comissão julgadora:
1 - Prof. Dr Daniel Roger Bezerra Amorim (Presidente)
2 - Profa. Dra Claúdia Adriana de Sousa Melo (Membro)
3 - Prof. Dr Hans Anderson Garcia Mejia (Membro)
4 - Prof. Dr Heurison de Sousa E Silva (Suplente)
Resumo da monografia:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a análise de um circuito eletrônico didático para detecção de incêndios, fundamentado nos princípios de chaveamento (corte e saturação) de transistores de junção bipolar (BJT). O objetivo principal foi demonstrar experimentalmente como componentes eletrônicos básicos, como o transistor BC548 e sensores infravermelhos, podem ser utilizados para construir um sistema funcional de alerta. A metodologia envolveu a montagem progressiva de quatro circuitos em protoboard, iniciando com a caracterização do transistor como chave controlada por potenciômetro, evoluindo para o acionamento via sensor infravermelho em lógicas direta e invertida, e finalizando com um sistema de emissão e recepção à distância. Os resultados experimentais confirmaram a viabilidade do acionamento pelo sensor IR, validando a transição entre os estados de corte e saturação. Conclui-se que é possível, através de experimentos acessíveis, elucidar o funcionamento de sistemas de segurança e reforçar a aplicação prática de conceitos teóricos da eletrônica, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Transistor BJT. Chaveamento Eletrônico. Corte e Saturação. Sensor Infravermelho. Detecção de Incêndio.
Monografia em PDF (Aguardando envio)
Orientador: Cleânio da Luz Lima
Discente: Cristian Vitor Oliveira Costa Figueredo
Modalidade do Curso: Bacharelado
Comissão julgadora:
1 - Prof. Dr Cleânio da Luz Lima (Presidente)
2 - Prof. Dr André Alves Lino (Membro)
3 - Prof. Dr Francisco Welington de Sousa Lima (Membro)
4 - Prof. Dr Antonio Werbeson Miranda (Suplente)
Resumo da monografia:
Este trabalho abordou a síntese de óxidos de Tungstênio nanoestruturados dopados com o terra rara Ítrio via método hidrotermal e o cálculo do bandgap para as amostras pura e dopadas. A dopagem teve a intenção de diminuir o bandgap e melhorar uma possível aplicação futura em fotocatálise. Após a síntese, foi realizada a caracterização espectroscópica e estrutural através da Espectroscopia Raman, Espectroscopia de Reflectância Difusa no UV-Vis e Difração de Raios-X (DRX), com a finalidade de observar sua cristalinidade e composição química. Através dos resultados obtidos na Espectroscopia Raman e no DRX foi possível observar que os espectros possuem poucas (ou nenhuma) diferenças, confirmando que o material manteve a estrutura, concluindo que a rota de síntese foi um sucesso. Com a Espectroscopia de Reflectância Difusa no UV-Vis foi realizado um estudo sobre como o bandgap desses materiais varia de acordo com a dopagem de 2%, 5% e 8% de Ítrio . Foi possível observar que o valor do bandgap diminui até a concentração de 5% de Ítrio. Após isso, o valor permanece o mesmo. Dessa forma, o WO3 com 5% de concentração de Ítrio foi o que obteve o melhor resultado.
Palavras-chave: Síntese; Tungstênio; Ítrio; Bandgap; Caracterização.
Monografia em PDF (Aguardando envio)
Orientador: Helder Alexander Santos e Costa
Discente: Fernando Henrique Damaceno Pereira
Modalidade do Curso: Bacharelado
Comissão julgadora:
1 - Prof. Dr Helder Alexander Santos e Costa (Orientador)
2 - Prof. Dr Paulo Renato Silva de Carvalho (Membro)
3 - Prof. Dr Tayroni Francisco de Alencar Alves (Membro)
4 - Prof. Dr Ailton Campos do Nascimento (Suplente)
Resumo da monografia:
Este trabalho investiga a sombra do buraco negro de Kerr, um buraco negro rotativo cuja geometria do espaço-tempo é alterada pela rotação. A análise teórica e as simulações computacionais exploram como a rotação afeta a forma da sombra, gerando uma distorção assimétrica, diferente dos buracos negros não rotativos. Utilizando geodésicas nulas e ray tracing relativístico, o estudo compara as sombras de buracos negros de Kerr com as de Schwarzschild, além de discutir as implicações para a relatividade geral e a observação de buracos negros. As recentes imagens do Event Horizon Telescope (EHT) de buracos negros como M87 e Sagittarius A* fornecem dados cruciais para validar os modelos teóricos e testar as fronteiras da física gravitacional.
Palavras-chave: Buraco Negro de Kerr, Sombra, Geodésicas Nulas, Galáxia, Messier 87
Monografia em PDF (Aguardando envio)